Home / Tâmaras

Tâmaras

As Tâmaras

Existem muitas histórias e lições que podemos aprender desta fruta valiosa. As tâmaras fazem parte importantíssimo do início de uma vida de um grande homem da história humana junto com a mãe dele; Maria e Jesus que a paz de Deus estejam sobre eles.

É indicado em uma bela e famosa passagem do Alcorão, no capítulo chamado Maria, versículo 25-6:  “E move em tua direção o tronco da tamareira e ela fará cair sobre ti tâmaras maduras e frescas.  Então come e bebe e seja confortada. ”

Essa foi a prescrição de Deus, o Criador, para a abençoada Virgem Maria no momento do nascimento de Jesus, o abençoado Profeta de Deus.  Foi uma prescrição para fazer com que o parto fosse fácil e confortável.

A Tâmara contém uma alta porcentagem de açúcar (70-80%); tem frutose e glicose que têm altos valores calóricos, é digerível fácil e rapidamente, e é muito útil para o cérebro.  A tâmara contém 2,2% de proteína, vitamina A, vitaminas B1, B2 e ácido nicotínico (contra Pelagra); tem traços de minerais necessários para o corpo como potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, cobre.  O potássio, cuja porcentagem é muito alta, é muito efetivo nos casos de hemorragia, como as que ocorrem no parto ou circuncisão.

Uma característica marcante na composição da tâmara é o fato de, para além de muito doce, ser extremamente rica em fibras e uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio